"Para muitos, o maior malefício trazido à cultura pelos meios de comunicação de massa tem sido a banalização cultural e a redução da realidade à mera condição de espetáculo". (Marilena Chauí)
Aproveitando a deixa de Chauí, gostaria de chamar atenção para um fator interessante no que condiz ao big brother, "instrutivo" programa que, sem dúvida, pode contribuir bastante com a família brasileira no que concerne a educação dos seus jovens e adolescentes. Primeiro, reflitamos sobre a hipocrisia de se achar que as dez horas não há crianças ou adolescentes assistindo a esse belíssimo exemplo de "esculhambação" e desrespeito a nossa inteligência. Nunca se viu tanto palavrão, tanta falsidade, tanta falta de respeito ao outro em todos os sentidos. Isso nos leva a pensar: porque será que a Globo pode??? Até quando vamos ficar fadados a ver nossos jovens terem esse tipo de programação como exemplo de vida?
Os meios de comunicação nos colocam contra a parede, nos vendem o que querem sem nos dar opção de escolha. Enchem a cabeça das crianças, jovens e adultos de fantasia, de ilusão e os levam a querer o que não podem, pela forma como as coisas são mnostradas e conduzidas até o público em geral.
os patrocinadores do big brother, sem dúvida, pensam em mostrar o seu produto e, para isso dão ao imperio (Globo) o carro, a moto, ou outro presente qualquer para que ela repasse aos brotheres e em troca ficará o nome e a marca desse patrocinador em evidência durante o programa. Mas será que esses objetos não estariam sendo melhor usados se fossem doados às instituições de caridade, ou mesmo vendidos para ajudar as vítimas das chuvas, das secas e de outras castátrofes que assolam o país?
A vida das pessoas passou a ser motivo e tema de programas e reportagens. Os dramas familiares e individuais viram motivo de comentários, perdem o valor por serem banalisados pela mídia. O brotheres colocam ali sua intimidade, seu orgulho próprio, deixam de se respeitar enquanto pessoas, jogam fora seus pudores e amores em troca da possibilidade de ganho de quantia em dinheiro ou de alguns dias de fama. Usando uma frase de Saramago "Por que dobram? Por que se dobram as pessoas? Por que se dobram? Porque?