Você já parou para pensar de onde vem e como é feita a voz humana? È um fenômeno que todos têm a capacidade de exercer logo ao nascer, através choro, não deixando dúvida quanto a sua origem. O homem é um ser dotado de fenômenos e entre eles está a curiosidade inata, e, na busca de explicações veremos uma pequena amostra do que poder ser a voz humana.
Existem no mundo vários instrumentos musicais feitos pelo homem, cada um com um determinado som e função. Numa orquestra pode-se observar distintos instrumentos com determinadas participações na melodia, imagina-se, porém, um coral em que várias vozes estão juntas e cada uma tem um pouquinho de participação na mesma melodia, dando uma só entonação. Pode-se dizer que a voz humana é o mais perfeito instrumento e o mais frágil, mas nada se compara a mesma, pois o que é natural não tem comparação.
O ser humano tem três sistemas de cujos trabalhos em conjunto resulta na voz: o sistema fonatório, formado pela laringe, onde ficam as cordas vocais que produzem a voz. O sistema articulatório que fica na face e o respiratório, localizado no pulmão.
A unidade da fala é a sílaba pela qual sai a baforada de ar, a medida em que se fala, o ar sai em forma de som que pode ser vozado (quando há vibração nas cordas vocais), porém é a glote quem distingue os sons de acordo com a sua posição.
__ Aberta, sons não vozados ou apenas respirando.
__ Vibrando, sons vozados Z e V
__ Estreitada, sons sussurrados.
__ Fechada, o indicador para o fluxo de ar gótico.
A voz também precisa de saúde e para tê-la é preciso alguns cuidados: Não desgastá-la, não gritar e deixá-la fluir naturalmente sem exageros ou esforço. A bebida, o cigarro e o gelo, fazem muito mal a voz.
Existem casos curiosos, a maioria dos japoneses tem calo nas pregas vocais porque falam muito baixo. Os italianos criam nódulos por falarem alto, por isso a voz deve ser exercida de acordo com o organismo de cada um, ou seja, ela é limitada a sua capacidade.
Tem pessoas que perdem a voz por doença como o câncer de laringe e passam por adaptações para falarem com auxílio de aparelhos que deixam a voz robótica ou a respiração feita pela traquéia, falando pelo esôfago. No caso dos mudos, eles produzem sons só que não os distinguimos e muitos não falam porque são surdos já outros aprendem a leitura labial para entender a mensagem e usam as mãos para se fazer entender.
Um fato muito interessante, é que a voz está ligada também a emoção, ela a reflete através do tom, da maneira ou estado, pois logo percebe-se num indivíduo uma voz trêmula, embargada, chorosa, como percebe-se também a fúria ou a euforia.
De posse de tais informações, pode-se dizer que a voz e a musicalidade estão ligadas, a música sendo um relaxante e a voz como portadora, lembrando-se do dito popular “quem canta seus males espanta”. Vale salientar que a voz humana é universal, não importa o idioma, ela é fruto da natureza humana, fazendo do homem um ser especial e único, dando-lhe a capacidade de viver a sua plenitude de ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar?